.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

DE SEGUNDA A SEXTA DAS 08H ÀS 13H E 14H ÀS 17H

ATRATIVOS TURÍSTICOS

BOSQUE MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ
O Bosque Municipal de Riacho da Cruz localiza-se na Rua Bevenuto Alves da Rocha, próximo à Praça de Eventos e na entrada da cidade. Construído para o bem-estar da população no ano de 2012, no final da gestão do Prefeito Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, o espaço atualmente é referência para quem visita, pois está inserido no entorno de vários atrativos naturais como flores e plantas regionais, inclusive o (Pau-Brasil). O Bosque tem seu acesso próximo aos atrativos principais como: o Riacho da Forquilha, Marco Histórico, Trilha do Poço da Vaca, Ginásio Poliesportivo e da Quadra da Escola Camila de Léllis. Além disso, é utilizado para proporcionar lazer aos munícipes, como caminhada, corridas, passeios, jogos e atividades escolares. No seu ambiente interno, a partir do ano de 2013 a Prefeita Maria Bernadete Nunes Rêgo Gomes passou a estruturar e ampliar o Bosque com construção de praça, área para vôlei de areia, quiosques, e a Academia da Saúde que foi instalada pela Secretaria Municipal de Saúde e serve de local para prática de exercícios físicos, ginástica, dança e jump com os grupos ligados aos programas de saúde. Atualmente o Bosque Municipal conta com dois quiosques municipais em funcionamento durante a noite que dispõem de banheiros, acessibilidade e iluminação, proporcionando o fortalecimento do comércio local. O lugar é frequentado em todos os horários pela comunidade, estudantes e profissionais que buscam o bem-estar, realizam pesquisas escolares e demais atividades. A manutenção acontece diariamente por profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo que promovem a limpeza, regam as plantas, e fazem o controle. Além disso, os Grupos de Escoteiros e os mutirões comunitários com apoio da população são importantes e fazem do Bosque Municipal, um lugar mais agradável para visitar.

MARCO HISTÓRICO

O Marco Histórico está inserido no roteiro do município por apresentar de forma simbólica a história do topônimo de Riacho da Cruz/RN. O monumento localiza-se embaixo de uma Oiticica Centenária, próximo a ponte de acesso para as cidades circunvizinhas e tem seu percurso iniciado no Bosque Municipal ou na Trilha Ecológica Poço da Vaca. O Marco indica uma sepultura cristã, destacada pela morte de um soldado no início do século XVII, apresentado em seu contexto histórico quando o Juiz de Fora Miguel de Pina Castelo Branco acompanhado do escrivão Gaio, Antônio Albino do Amaral e Sebastiao Gonçalves da Silva junto com alguns soldados, realizaram a transferência de setenta famílias indígenas para a Serra dos Dormentes (Portalegre). Na manhã do dia 24 de junho de 1761, um dos soldados que fazia parte do comboio estava enfermo e em virtude dessa enfermidade ele chega a falecer as margens do Riacho Forquilha, na parte já conhecida como Riacho da Cruz pelos fazendeiros e vaqueiros da época. Naquelas terras o Soldado fora sepultado e o Juiz Miguel de Pina Castelo Branco colocou uma cruz no local onde o soldado fora enterrado e fez a seguinte afirmação em relação aquele território: “Essas terras se chamarão de Riacho da Cruz”. O marco histórico foi demarcado no ano de 2008 e referenciado pelo grupo do SELO UNICEF, sob orientação do Historiador Antônio Miranda de Freitas Júnior e com apoio da Prefeitura Municipal. No local, a Secretaria Municipal de Turismo construiu dois bancos, fixou uma nova cruz de madeira e realizou o plantio de eucaliptos para formação de uma passagem natural. No seu entorno, é possível ainda visualizar plantas, flores e o Riacho Forquilha que proporciona uma sensação de bem-estar, além de servir de atrativo para visitantes e estudantes que buscam entender sobre os antepassados.

TRILHA ECOLÓGICA POÇO DA VACA

A Trilha Poço da Vaca é um dos atrativos ecológicos e históricos mais importantes do município de Riacho da Cruz. Considerada como um atrativo natural pelo Ministério do Turismo, a trilha foi estruturada no ano de 2017 pela Secretaria Municipal de Turismo através da inserção no Projeto Circuito das Serras Potiguares, e recebeu sinalização turística, mapa, identificação das plantas nativas e entrada moderna. Para simbolizar a trilha e atrair mais visitantes, a Prefeita Maria Bernadete Nunes Rêgo Gomes adquiriu um Monumento para integrar o local, onde mandou fazer em concreto (a vaca) na cidade de Assú/RN que até hoje é uma das principais referências turísticas ecológicas na cidade. A Trilha tem um percurso de 20 minutos dependendo da parada, sendo iniciada ao lado do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, no centro da cidade. Durante a caminhada é possível apreciar toda fauna e flora local, passando pelo Riacho Forquilha e chegando ao Poço da Vaca, local que até hoje não seca e servia de bebedouro para o gado que passava na região, quando a cidade ainda era vila. O fato marcante é que uma vaca de um grande proprietário de terras da região caiu no poço e morreu afogada, restringindo então a passagem de outros animais no poço, por isso a denominação da trilha. O acontecimento não impediu que durante muitos anos as lavandeiras de roupas aproveitassem o poço e a sombra das oiticicas (é possível encontrar vestígios de tanques para lavagem de roupa), onde os riachocruzenses visitavam o espaço para o banho e diversão. Atualmente, o local serve de atrativo para quem buscam lazer e o contato com a natureza, além de estudos relacionados à área ambiental, histórica e geográfica. No ano de 2019, a Trilha recebeu Sinalização Turística e um Mapa de identificação pela Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte – SETUR, possibilitando a melhor visualização da comunidade e visitantes. O atrativo foi destaque no Programa Rota InterTV e continua recebendo estudantes e grupos de escoteiros que realizam encontros, passeios e acampamentos, contribuindo com a manutenção e preservação do local. A trilha finaliza no Marco Histórico, local onde surgiu à denominação do Município de Riacho da Cruz.

TRILHA ECÓLOGICA DOS PIONEIROS

A Trilha Ecológica dos Pioneiros inicia na comunidade do Sítio Cabaços, Zona Rural da cidade de Riacho da Cruz/RN e finaliza na comunidade do Sítio Santa Tereza em Portalegre /RN com um percurso de mais de 2h. A trilha já existe há muitas décadas e era utilizada diariamente por animais e pessoas que se deslocavam até outras cidades (Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande, Itaú e Apodi) para comprar alimentos, frequentar festas populares, missas, mas principalmente levar os animais para serra em época de seca ou falta de pasto. O nome da trilha surgiu devido a presença dos Grupos de Escoteiros do município que exploram a localidade de forma sustentável e ajudam a preservar os seus atrativos naturais. Além de proporcionar o contato mais próximo com a natureza, o local recebe visita de estudantes, famílias, grupos de escoteiros, amigos e motocross da região em busca de aventura e diversão.
O percurso inicia na Caverna dos Pioneiros que apresenta formações rochosas, onde o visitante consegue adentrá-la e conhecer os elementos característicos da região como: rochas, plantas nativas da caatinga, paisagens naturais e vistas panorâmicas da região. Na continuidade, é possível chegar aos lajedos de fendas conhecida como “Os Caldeirões”, onde nos meses de inverno as águas que correm nas fendas geram forte barulho e as pessoas aproveitam para o banho na formação de pequenas cachoeiras. Há também uma formação rochosa no caminho, uma pedra grande e redonda conhecida como a “A Pedra do Sino”, pois o visitante ao bater em suas extremidades, produz um som metálico ecoado entre as serras, os moradores afirmam que segundo a lenda da região, qualquer rapaz que conseguisse dormir do lado da pedra desencantaria uma Princesa. No ano de 2017, a Secretaria Municipal de Turismo realizou a topografia com criação de mapas e instalou a sinalização turística temporária através do Projeto Circuito das Serras potiguares e com ajuda dos Grupos de Escoteiros do município. O atrativo foi destaque ainda para matéria no Programa InterTv Rural do RN TV1 que apresentou toda a história e diversidade natural do lugar.

AÇUDE PÚBLICO DE RIACHO DA CRUZ


No ano de 1954, o então Prefeito Municipal de Portalegre, o Sr. Antônio Martins através do DNOCS (Departamento de obras contra a Seca) iniciou a construção do reservatório Riacho da Cruz II, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Apodi/Mossoró. Com isso, novos moradores passam a estabelece quando a cidade ainda era vila para trabalhar na referida obra. A força das máquinas e dos homens fez com que a obra fosse finalizada em 1958 e no ano seguinte ocorre a primeira sangria. A partir da superabundância de água oriunda do Açude Público ocorre um significativo crescimento na Vila. Muitas pessoas residentes em Portalegre e na Vila Viçosa passaram a fixar moradia em Riacho da Cruz. No decorrer dos anos, o abastecimento de água passou a atender a população e também nas cidades de Viçosa e Portalegre/RN. Com área de 145,26 hectares e com capacidade máxima de 9.604.200,00 m³ e volume morto de 632.700,00 m³ o reservatório Riacho da Cruz II é fundamental para abastecimento de áreas urbanas e rurais dos municípios supracitados, seja para consumo humano e animal, uso residencial, cultivos de vazantes e piscicultura (SEMARH, 2015). A Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte é a responsável pela produção e distribuição de água para consumo humano e o órgão responsável pela vigilância da qualidade da água é a Secretaria Municipal de Saúde. O Açude localiza-se entre a Rua Vicente das Chagas de Oliveira (Bairro Acampamento I) e Rua Zeneide Régis de Paiva (Bairro Acampamento II), próximo aos empreendimentos particulares: Adega Balneário e Adega Canto da Música. Em período de inverno, quando acontece a sua sangria, o açude recebe muitos visitantes que aproveitam o momento para o banho e contemplação da natureza, tendo em vista que ocorre a formação de cachoeiras no Riacho Forquilha. Além disso, é uma oportunidade para as empresas do setor de eventos e de alimentação e bebidas.
A Prefeitura Municipal realiza constantemente os trabalhos de limpeza com retirada de matos, manutenção da pavimentação, criação de decretos municipais sobre a proibição de banho e a parceria com a Associação de Pescadores do Sítio Aracaju para o repovoamento de Peixes que garantem a qualidade e a permanência da pesca na comunidade.

MONUMENTO RIACHO DA CRUZ

O Monumento Riacho da Cruz, foi construído no segundo mandato (1997 – 2000) da Prefeita Maria Bernadete Nunes Rêgo Gomes, após a construção das praças da Avenida Alto Boa Vista. O objetivo da construção foi criar raízes da gestão municipal através de um monumento que representa e identifica o município, já que Riacho da Cruz na época não era muito conhecida, por isso à estrutura enfatiza atualmente o símbolo (brasão) do município, onde inicialmente foi pintada com as cores da Bandeira Municipal (Azul França e Azul Turqueza; Branco e Vermelho). Quando Riacho da Cruz ganhou a edição do Selo Unicef Município Aprovado, Edição 2005-2006, uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, o monumento foi pintado com as cores da logo e design da edição, mostrando mais uma conquista da gestão administrativa. No decorrer dos anos, a Praça e os demais espaços foram restaurados e mantiveram as mesmas características. No entanto, no ano de 2017, após a estruturação da Secretaria Municipal de Turismo (inserção do município no Mapa de Turismo do Brasil; Programa de Regionalização do Turismo, Conselho do Polo Serrano de Turismo do Rio Grande do Norte e Projeto Circuito das Serras Potiguares), a gestão passou a divulgar os atrativos de forma mais ampla, onde novamente pintou o monumento com as cores e símbolo do Brasão Municipal, dessa vez trazendo hospitalidade e acolhimento para os munícipes e principalmente quem passa pela cidade com as seguintes frases: (Se você quer uma Riacho da Cruz melhor, vamos ajudar a construí-la); (Coisas boas atraem coisas boas) e (Sejam bem-vindos).

PRAÇA DA BRANCA DE NEVE E OS SETES ANÕES

A Branca de Neve e os Setes Anões fixados na Praça da Avenida Camila de Léllis, centro da cidade é ponto de parada para os visitantes que passam pela RN-177 e se tornou um atrativo conhecido em todo o estado do Rio Grande do Norte, por ter sido o primeiro espaço infantil instalado no município que atraia toda as família. Os monumentos foram adquiridos pela Prefeita Maria Bernadete Nunes Rêgo Gomes em seu segundo mandato, no ano de 2000 com objetivo de decorar o canteiro e trazer uma opção de lazer para as crianças. A Branca de Neve e os Anões já foram trocados três vezes por estrutura de (gesso e concreto), devido algumas deteriorações, mas sempre priorizando a sua originalidade inicial. O canteiro da Praça teve a última restauração em maio de 2015 com criação de um novo paisagismo e recebeu novos monumentos em novembro de 2019, como o Papai Noel, simbolizando o evento Natal Encantado. O espaço recebe cuidados diários pela equipe da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo com relação a limpeza, fixação da grama, plantios e pinturas. A Praça da Branca de Neve os Sete Anões já foi palco de muitos eventos culturais e tradicionais do município, incluída em diversas campanhas promocionais com gravações para programas de TV e divulgações em revistas, blogs, sites e redes sociais no estado. É preciso lembrar que as praças são palco de vários eventos como a Tradicional Festa de Emancipação Política, Dengue Folia; Arrasta Pedro e Natal Encantado, cada momento é característico, mas que faz da Avenida um espaço de grande valor cultural e social para todos.

PÓRTICOS DA CIDADE

O Pórtico moderno e exclusivo localizado na entrada principal da cidade entre as RN-076 e RN-177 foi construído no ano de 2000 pela Prefeita Maria Bernadete Nunes Rêgo Gomes em seu segundo mandato (1997 – 2000) com execução da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo. O monumento foi criado com objetivo de demarcar a entrada da cidade, mas tornar uma referência e atrativo para quem passa ou visita à cidade, tendo em vista que existia apenas uma placa de identificação com a distância entre os municípios e uma mensagem (quem sabe aonde quer chegar, escolhe o caminho certo e o jeito de caminhar). Em 2013 a Prefeitura Municipal realizou a 1ª revitalização do pórtico e da parada de ônibus na entrada que recebeu novas plantas, grama, pintura e iluminação. No início do ano de 2013, a Prefeitura Municipal iniciou a construção do segundo pórtico no Bairro Acampamento II em frente a RN-076, que por sua vez é um espaço de passagem para visitantes e munícipes que deslocam na cidade. Antes das obras, existia apenas uma rotatória construída no ano de 1997 pela mesma gestora com objetivo de facilitar o tráfego de veículos. Para modernizar o local, o 2º pórtico de entrada construído no mesmo local da rotatória, tornou-se um espaço de orientação, acolhimento e passagem de visitantes e munícipes. No ano de 2014, o monumento recebeu a pintura e iluminação, inclusive os ajustes de paisagismo, onde foram organizados os espaços verdes e objetos decorativos posicionados, dando vida e as boas-vindas a todos.

PRAÇA DE EVENTOS

A Praça de Eventos de Riacho da Cruz localizada na Rua 07 de Setembro, ao lado do Bosque Municipal teve sua construção iniciada no ano de 2012 e inaugurada no dia 09 de maio de 2014 com grande festa no aniversário de 52 anos da cidade. A praça foi criada com a finalidade de estruturar um espaço para promover e receber pequenos, médios e grandes eventos locais, bem como proporcionar um ambiente de lazer e emprego para comunidade. O espaço conta com três quiosques padronizados (construídos em 2016); palco fixo com estruturas completas de banheiros, copa e camarins para melhor receber os artistas (construído em 2017), rampas de acessibilidade, jardinagens e iluminações. É considerado um dos espaços públicos mais apreciados pela população e visitantes que durante o dia participam de caminhadas, corridas, atividades físicas, brincadeiras e durante a noite e aos finais de semana se reúnem com famílias e amigos para desfrutar dos ambientes gastronômicos. No decorrer dos anos, a Secretaria Municipal de Turismo iniciou o trabalho de modernização e adquiriu o Monumento Cultural para integrar a Praça de Eventos, visto que o local recebe muitos visitantes, principalmente com a realização da Tradicional Festa de São Pedro nos dias 26, 27 e 28 de junho. O Monumento do Sanfoneiro foi adquirido na cidade de Assú/RN e fixado em 2016, mês que acontece o maior evento junino. Desde então, o sanfoneiro representa a cultura nordestina forrozeira com parada obrigatória para foto. A Praça de Eventos já foi palco de diversos eventos culturais e tradicionais como: Dengue Folia, Festa de São Pedro, Passeio de Carroças, Arraiá da Camila, campanhas e outros eventos privados ao longo dos anos, tornando ponto de referência, lazer e diversão. Portanto, é através da manutenção diária pelos profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo que o ambiente continua sempre renovado, garantindo o bem-estar e qualidade de vida para comunidade e todos os visitantes.

CASA DE MEMÓRIA DE RIACHO DA CRUZ

O prédio foi construído no ano de 1963 na gestão do Prefeito Edimar Diógenes de Paiva para o funcionamento da sede da Escola Municipal Camila de Léllis. Desde a sua fundação a instituição recebeu o nome de "Escola Municipal Camila Lellis", em homenagem a Sr.ª. Camila de Lellis, uma das primeiras moradoras do então povoado, a qual contribuiu religiosamente para a construção de uma capela. Além disso, foi construído o Parque Municipal ao lado do prédio para ofertar momentos de lazer as crianças da cidade. Localizado na Avenida Camila de Léllis, a escola contava com apenas com 01 (uma) sala de aula, onde ofertava a 1ª e 2ª série do ensino primário, de forma multisseriada, com 30 (trinta) alunos, sobre a docência das Prof.ª, Maria José de Oliveira e Alzira Soares Pereira na coordenação da Diretora Maria da Luz Leite Amorim. No ano de 1983, na gestão do Prefeito Vicente Hermegenildo do Rêgo, o prédio recebeu a sua primeira reforma e passou a contar com 02 (duas) salas, 01 (um) almoxarifado, 01 (uma) cozinha, e 02 (dois) banheiros. Vinculadas a escola, existiam outras escolas na zona rural denominadas de Escolas Isoladas. Em 1998, em virtude do crescimento da demanda escolar, a gestão da Prefeita Maria Bernadete Nunes do Rêgo Gomes, passou a construir um novo ambiente escolar, o que foi necessário à mudança de local por falta de espaço no terreno. Desse modo, o prédio ganhou uma nova finalidade, tornando-se a sede do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), e em anos posteriores do Programa Segundo Tempo. No ano de 2004, em virtudes das fortes chuvas e quando o açude público estava com risco de rompimento, o espaço se tornou abrigo para diversas famílias atingidas no município. Com a extinção dos programas, o espaço se tornou utilizado para práticas esportivas como o Karatê e posteriormente serviu de depósito. No período de 2017 a 2019 foi utilizado para criação de espaços gastronômicos durante o mês de dezembro na realização do Natal Encantado. Em 2020, com objetivo de recolher, inventariar, preservar, expor, estudar e divulgar a história do município e tendo a missão de promover cidadania e à educação patrimonial, o prédio foi reformado e ampliado com recursos próprios da Prefeitura Municipal e com apoio da Secretaria Municipal de Turismo para o funcionamento da Casa de memória de Riacho da Cruz que recebeu o nome do gestor responsável por sua construção: Edimar Diógenes de Paiva.

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz - RN.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.